terça-feira, 21 de abril de 2009
Aniversário de Roma I
Para as comemorações do aniversário de Roma, além dos espetáculos musicais realizados em diversas praças diferentes durante todo o dia, os museus também recebem visitantes gratuitamente.
Proveitei e fiz minhas escolhas: no domingo fui visitar o Museu Campidoglio, são dois prédio dispostos frente a frente, o que os separa é uma praça projetada e, em parte, realizada por Michelangelo, mas quando estamos dentro do museu, nos dirigimos ao "predio novo" por uma passagem subterrânea, e lá nesta passagem estão alguns restos mortais dos antigos imperadores de Roma. A sala mais visitada é sem dúvida a "Stanza da Lupa", ou seja, a sala onde se encontra a escultura da loba que, diz a lenda, amamentou Romulo e Remo, os (conforme a lenda) fundadores de Roma.
São tantas as belezas dentro do museu, tantas as obras, que tive que me concentrar em algumas salas, então me detive numa sala que parecia pouco importante.
Trata-se de uma sala que é usada também como mini auditório, e as pinturas ali parecem apenas "enfeitar" um lugar já destinado a outras funções, e não propriamente um museu.
Mas lá encontrei uma pintura enorme de Rubens, O rapto das Sabinas. A cena ali retratada é impactante, a movimentação de braços e pernas dada pelo jogo de luz e sombra nos deixa ver alem do peso da cena também a beleza e o esmero acadêmico da pintura de Rubens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
visitar um museu já é por si só aula de cultura. Quanto mais em Roma onde tudo começou.
ResponderExcluirque delicia poder viver tudo isso, junto com você.
Oi querida!
ResponderExcluirsim,tudo aqui é lindo mesmo, ainda mais agora que o clima parece que quer melhorar..
bj
dri
Dri,
ResponderExcluiro quadro é bonito sim, mas ainda não é este o que falei com voce, o outro é circular e menos cheio... vamos procurá-lo. Mas este também me parece grandioso. quero vê-lo sim. beijo fer.