A cada quinze dias Maria vem aqui prá fazer a limpeza pesada do apartamento, hoje nos falamos mais, eu cheguei em casa por volta de meio dia e ela ainda estava por aqui terminando os seus afazeres... Iniciamos uma conversa amistosa e descontraída, somente lá pelas tantas é que descobri que ela não era italiana, é Ucraniana, começamos a falar de nossos países e ela achando muito estranho esse tipo de páscoa que fazemos aqui e no Brasil também, com ovos de chocolate e muito doce.
Nossa conversa tomou os rumos da economia e fiquei chocada com o que ouvi... ela me disse que sua mãe trabalhou durante 35 anos numa mesma fábrica, num mesmo serviço, lavando peças (não sei de que) dentro de um tanque de água, ao se aposentar teve o direito a apenas 59,70 euros por mês de aposentadoria, e mais, ela me disse que sua filha é enfermeira num hospital, conseguiu se formar e hoje trabalha num "emprego bom" (segundo ela) e tem um "bom salário" de 70,00 ao mês...
Maria já está perto de completar 50 anos, está na Itália fazendo faxina à 7 anos, ela não sabe o que a vida reserva... a Ucrânia é um país de economia muito instável, mas sabe que terá que um dia voltar para lá, para seus dois filhos e netos.
Ao final da manhã, Maria terminou seu trabalho e passou no meu quarto, nos abraçamos e nos despedimos.
sábado, 4 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário