Visitei uma Igreja, aliás, visito Igrejas quase todos os dias... nelas encontro obras de arte que foram feitas para túmulos, para altares ou para a difusão da fé cristã como foi o caso desta que falo hoje.
Visitei essa igreja principalmete depois de falar com Fefe, ele me disse: "procure Moisés, de Michelangelo!" e lá fui eu, encontrei-o, e no mesmo dia, saí para visitá-lo.
Trata-se de uma obra monumental, são ao todo 7 esculturas, a principal é Moisés sentado, com as tábuas da lei de Deus nas mãos, olhar oblíquo e dois raios de sol que incidem sobre sua cabeça (mas que parecem chifres).
É uma obra de se olhar de longe, sua dimensão não permitiria uma aproximação, perderiamos os detalhes e consequentemente a noção de todo, permaneci na igreja por algum tempo, me sentei, me levantei, procurei outros angulos para apreciar a escultura e tentar entender a história que ronda a criação daquela obra... Michelangelo ao concluí-la ficou muito satisfeito com o seu trabalho, e foi prá esta obra que ele disse "parla!", pois realmente ela só falta falar... sua expressões, dimensões, acabamento e principalmente a mensagem que ela deveria passar (e passa), a mesnagem de um profeta com um tesouro nas mãos, as leis, as leis dos cristãos, isso está ali... posto anquela obra.
Quando cheguei em casa, o "santo skype" me permitiu falar com o Fefe novamente e ele me disse de um texto do Freud sobre essa obra. Um texto que fala do instante do pensamento de Moisés, esse instante que foi escolhido por Michelangelo... fiquei muito interessada, vou procurar esse texto... Obrigada meu bem, por mais essa dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário